quinta-feira, 16 de abril de 2015

TRAVEL // A descobrir Sintra




Nunca damos valor ao que é nosso, o que é errado. A velha máxima “o que é nacional é bom” é mesmo verdade e muitas vezes não nos lembramos disto. A maioria dos portugueses preferem passar férias no estrangeiro, não critico. Mas era bom que conhecêssemos primeiro as maravilhas que se escondem cá dentro, um país tão pequenino e tão bem recheado (mais ao menos como eu!).

Desde novinha que queria muito visitar Sintra. Tenho muito vivo na memória um episódio de Uma Aventura passado no Palácio da Pena. Fiquei com o bichinho, este episódio marcou-me de uma forma muito especial.

No verão passado, fiz uma pequena viagem à zona (Lisboa e Sintra). Tinha grandes expectativas e, felizmente, foram correspondidas!
Fiz-me à estrada de manhã, bem cedo, num sábado. Tinha 3 horas de viagem de carro pela frente e ainda queria aproveitar esse dia. Deu para conhecer um pouquinho Lisboa, mas não era esse o propósito da viagem.


Ao final da tarde, dirigi-me para Sintra. Estava estabelecido que ia ficar no Ibis, mas o meu querido namorado tinha resolvido de antemão que não era preciso reservar o hotel e, em plena época alta (Agosto!) ficámos à deriva. Todos os hotéis cheios, mas apesar de todo o azar tivemos alguma sorte.
Conseguimos o último quarto num hotel muito agradável, mesmo em frente à Praia das Maçãs. Um hotel e restaurante, com especialidade em peixes e mariscos. Especialmente, não sou muito fã, mas fiquei arrependida de não ter experimentado. Os donos eram super queridos, muito atenciosos e acessíveis. No final de jantar, demos um passeio ao longo da praia, mas apanhámos uma noite muito fria, por isso voltámos depressa para o hotel.

No dia seguinte, tivemos uma excelente surpresa: o pequeno-almoço foi fantástico. Muito completo, organizado, tudo bem quentinho e fresco. A sala de jantar muito rústica, bem a combinar com o ar acolhedor do hotel e dos proprietários.


Dirigimo-nos para o Parques de Sintra, que agrupa os monumentos da zona histórica da cidade. Comecei por visitar aquele em que pensava demorar mais tempo. Era tanto para ver em tão pouco tempo, que decidi que iria deixar algo por ver, com certeza não seria o Palácio da Pena. Não me enganei. Para além de um sonho de infância que se realizou, é um sítio completamente mágico. Para já, é de uma área imensa. Como tínhamos apenas um dia, apenas fizemos a visita ao palácio em si, não explorámos os arredores. É tudo muito mais bonito ao vivo e a cores. É imperdível para os amantes da História de Portugal, de belas paisagem e de fotografia!

Depressa se fez hora de almoçar. Sem roteiros nem guias, decidimos explorar um pouco dos cantinhos escondidos da zona histórica de Sintra, é assim que se encontram as coisas mais simples e agradáveis. Mais uma vez, encontrámos um pequeno cantinho simpático numa esplanada do género churrasco no terraço.

Satisfeitos com o almoço e sem perder tempo, fomos visitar a Quinta da Regaleira. Esta é uma das mais conhecidas (internacionalmente) das maravilhas que esta cidade reserva. Está em vários rankings dos sítios que devemos ver pelo menos uma vez na vida e é bem merecido. Não percebo nada de arquitetura, mas é de uma construção arrebatadora. Imponente, detalhada e cheia de pequenos recantos. Mais uma vez, a história repete-se, perfeito para amantes de paisagens e fotografia. Desta feita, por diferentes motivos. Foi construída propositadamente para ser estonteante e se o é!

Já muito cansados, pois o dia foi longo e fizemos muitos quilómetros, mesmo a pé, persistimos e fomos visitar o Castelo dos Mouros. Este data de bem antes dos anteriores, por isso não é tão vistoso. Paragem obrigatória para os pseudo-historiadores deste planeta, como o meu pequeno Grande. No entanto, possui uma vista incrível sobre toda a cidade e os arredores, com a vantagem ainda de ter binóculos à volta da muralha. Ainda podem ser visitadas algumas construções medievais que permaneceram intactas.



Ficou muito por visitar e a promessa de voltar. Dois dias bem passados que espero repetir em breve, continuando a explorar aquilo que a linda Sintra ainda tem para mim. Sem dúvida, apaixonei-me por este tesouro nacional. Por vislumbrar ficam o Cabo da Roca, o Palácio de Monserrate o Convento dos Capuchinhos entre outros monumentos, praias e pontos de destaque da cidade!

Se querem aventurar-se, não se esqueçam das dicas de viagem que vos deixei aqui. E preparem-se para caminhar. Muito.

Já visitaram algum destes monumentos? O que acharam?

Alguém com opiniões sobre os que ainda me faltam visitar?

Assinatura

Sem comentários:

Enviar um comentário