quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

NAILS // Curar a Onicofagia a.k.a. Como parar de roer as unhas


Quem não sabe o que é a Onicofagia? Bom, na verdade, penso que quase todos nós... Eu roí as minhas unhas durante 15 ou 16 anos da minha vida e nunca soube que esse vício tinha este nome. É verdade, de facto, o vício de roer as unhas dá pelo nome de Onicofagia.


As crianças começam, normalmente, a roer as unhas por volta dos 4 ou 5 anos e este acto pode estar relacionado com o nervosismo ou ansiedade.
Eu não me lembro quando comecei, simplesmente me lembro que roía as unhas desde sempre, desde que tenho memória. Por volta dos 14 ou 15 anos, comecei a ter vergonha de ter as unhas roídas e também queria pintar as unhas como as outras meninas, mas não podia. A partir dessa idade, comecei a tentar deixar de roer. Fiz várias tentativas, não consigo contar.
A certa altura, consegui parar de roer as unhas durante um pouco mais de um ano, mas quando estava sem trabalhar e em casa sem ocupação, voltei ao vício.

Mas o que me fez deixar de roer as unhas?
De facto, foi ter vergonha de não poder ter as mãos bonitas e as unhas sempre arranjadas. Sim, porque as mãos em si ficam feias, os dedos tem um aspecto  gordo e maltratado. Ajuda ter sempre as mãos ocupadas com alguma coisa, se não tiver o que fazer, invento!
Por vezes ainda ponho a mão na boca, mas tento lembrar-me do meu objectivo.
O mais importante em todo o processo, para além de todos os vernizes que possam existir (que sim, ajudam) ou todas as curas milagrosas que publicitam, é a força de vontade !
Experimentei todos os truques que as pessoas dizem que fazem deixar de roer as unhas, mas nada resolveu, a não ser EU!


Por um lado, relaciono esta situação com tentar deixar de fumar, porque é um esforço constante e tenho de estar sempre a relembrar-me de não voltar a fazer o mesmo. Uma vez que o fiz durante tantos anos, tornou-se um hábito. Mas lembrem-se  Um hábito pode ser sempre substituído por outro 

2 comentários:

  1. Deixar de roer as unhas foi definitivamente o melhor que fiz na vida! É pena que agora tenha unhas fracas mas orgulho-me porque deixei de um dia para o outro por vontade própria e porque também queria ter as unhas bonitas e bem arranjadas!

    Beijinhos :D

    saraquelsamp.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sara ! Por acaso tenho as unhas bem fortes, felizmente. Mas fiz há pouco tempo unhas de gel e isso sim, deixou as minhas unhas numa lástima! Para mim resultou óleo de cravo. Cheira muuuito mal mesmo, mas faz efeito! Acho que no continente se vende, é da marca Casco de Cavalo . Experimenta :)
      Beijinho

      Eliminar